The Moment of Truth (A Hora da Verdade)

Epicuro acreditava que "os grandes navegadores deviam sua reputação aos temporais e às tempestades". Se você tiver medo das tempestades, nunca navegará pelos mares desconhecidos. Jamais conquistará outros continentes.

Motivação - O medo da rotina, a necessidade de mudar radicalmente o meu dia-a-dia, descobrir o que mais eu posso vivenciar, para eu chegar lá na frente e poder dizer que fiz valer a pena a vida que Deus me deu!

O processo em busca de uma vaga a bordo de um dos incríveis navios da Disney Cruise Line estava na reta final. Foi uma bateria de entrevistas, testes de conhecimento específico, testes psicológicos, testes de inglês, tudo isso para chegar frente a frente com um recrutador e mostrar em alguns minutos o porquê você estava ali, e porquê o Sim dele poderia mudar sua vida, com uma oportunidade única.

Saímos de Floripa rumo à Porto Alegre dia 19, era uma segunda-feira. Foi um sacrifício acordar cedo, pois eu havia trabalhado dàs 10 da manhã de domingo às 2 da madrugada de segunda como bartender no Show do Exaltasamba que rolou aqui na Ilha.

No carro, além de mim, um casal que já trabalhara a bordo por quatro anos, Rafael Luis, que foi head bartender da Pullmantur, e sua esposa Krystal, colombiana que também já trabalhou a bordo da Pullmantur como bartender. Atravessando a ponte, uma parada para buscar o 4º integrante da viagem, Rafael Waltrick, que estava aplicando para trabalhar na Galley, cozinha do navio.

Uma coisa que o Rafael Luis falou no carro um pouco antes de pararmos pra buscar o Waltrick, “Eu tenho o santo forte, nós 4 vamos ser aprovados...” E fomos? Já te conto...

No caminho aproveitei para estudar um pouco mais a enorme lista de cocktails internacionais, dentre os quais o recrutador da Disney poderia me perguntar ao menos uns 3 ou 4, então eu deveria ter conhecimento de no mínimo uns 20, saber como preparar, qual o garnish de cada um (garnish pra quem não sabe é o enfeite do drink, aquela rodela de limão no topo do copo), e cada drink tem o seu. Além disso, eu deveria saber o tipo de copo utilizado, um Highball Glass, um Martini Glass, um On the Rocks, e muitos outros. Sem contar que eu teria que ter em mente ao menos 2 marcas de Gim, duas marcas de Scotch, duas marcas de Whisky, saber a diferença de um Bourbon para um Whisky Tenesse, marcas estrangeiras de cervejas... Coisa pra caramba, né? Imagina ter que lembrar de tudo isso, mandando bem no inglês e tendo que manter a calma para o entrevistador ir com a sua cara.

Atenção você que está lendo isso e está se preparando para trabalhar a bordo um dia no setor de bar, esse parágrafo acima não foi pra te assustar, foi para te orientar um pouco do quão preparado, o quão confiante você deve estar. Quem me ajudou muito nessa parte foi o Raphael Stopazzoli, o cara me deu dicas muito boas!

Chegamos em Porto Alegre no fim do dia, fomos direto para o hotel descansar um pouco.
À noite saímos para comer, estava chovendo, pra não ter que sair de carro fomos numa lanchonete ali perto. Não lembro o nome do local, mas a decoração era irada! Coca Cola era o tema, havia posters da Coca Cola, luminárias da Coca Cola, embalagens de colecionadores que eu nem sabia que existiam, espalhadas pelo teto e paredes. Mas o mais interessante estava no cardápio, na lista dos pastéis tinha o clássico “De Vento”, e o lugar era moderno, tinha a tradução para inglês no cardápio. O pastel De Vento estava traduzido como “The Vents”, juro! Hahahaha...

Voltando ao que interessa...

No dia seguinte o café da manhã mal descia, o nervosismo tomava conta. Quase ninguém havia dormido direito. Um mix de ansiedade, medo, empolgação. Enfim, partimos para o Hotel onde aconteceriam as entrevistas.

Ao chegar, a Camila Baum nos recebeu e falou um pouco sobre a Disney e passou alguns vídeos, tudo com o intuito de nos acalmar antes que os recrutadores chegassem. Minutos depois eis que chegam, a americana Karen, e o francês Salah. Se apresentaram à todos, foram simpáticos tentando passar confiança... “Somos pessoas normais, não mordemos, pelo menos eu não mordo, o Salah eu já não sei” brincou Karen. Hehe

Começam as entrevistas, o Rafael Luis foi o primeiro! Quem o entrevistou foi o Salah. Pouco tempo depois a Camila já deu o resultado, ele foi aprovado Assistant Bartender!! Mas a aflição do Rafael ainda não tinha acabado, faltava saber como iria se sair a Krystal, afinal, ter a esposa trabalhando com ele a bordo era o objetivo maior. E ela também foi aprovada! Estava nervosíssima, mas deu tudo certo!
Agora faltava o Waltrick, e eu.

The Moment of Truth... Finalmente a minha vez. Entrei na sala e sentei por alguns minutos à espera do Salah. Nessa hora respirei fundo, e foquei no que eu queria. Ele fez perguntas sobre minha vida, faculdade, trabalhos anteriores, e depois começou a perguntar coisas específicas de bar, por exemplo, “Se eu te pedir 1 Marguerita, 1 Piña Colada e 1 Dry Martini, quanto tempo você leva para me trazer?”
Essa parte correu bem, respondi com clareza ao que ele perguntava, e em certo momento até me coloquei a disposição para levantar e mostrar como eu serviria um drink a bordo, fazendo sugestões conforme a hora do dia e a ocasião. Acho que isso foi o que vendeu meu peixe. Na hora ele já falou, “I like that. That was good!” ...Que bom então! Haha

Pra finalizar conversamos sobre esportes, ele perguntou pra qual time de futebol eu torcia, quando respondi Flamengo, ele logo retrucou, “mas por que você não torce para o Internacional? Ouvi dizer que é o melhor!” Mereço? ¬¬ ...E quando eu falei que nós tínhamos Ronaldinho Gaúcho ele fez piada dizendo que o Ronaldinho era bom com o Barcelona, com o Flamengo não estava tão legal assim... tive que agüentar, hahaha. Saí da sala confiante, afinal pra ele ter feito até piada do meu time é porque foi com a minha cara. Ou não né, só queria me zuar mesmo! Hahaha

Mas deu certo! Minutos depois a Camila entrou na sala pra perguntar ao Salah como eu tinha me saído, e fui aprovado!!! \o/

Por último aguardamos a entrevista do Waltrick, ele que foi entrevistado pela Karen. Também foi aprovado!!! Realmente o santo do Rafael Luis era forte, como ele disse haha. Todos passamos! Ainda não conseguíamos acreditar. A ficha só caiu mesmo quando, na semana passada, chegaram os e-mails da Open Seas onde estava escrito “Get Ready for Embarking” com a lista de exames médicos os quais a Disney pede.

Bom, por hora é isso galera. Agora estou na fase dos exames médicos. Acredito que essa semana os farei. Tenho que enviar os resultados para a Open Seas o quanto antes para correr atrás dos Vistos.

Conforme as coisas forem acontecendo, irei postando aqui. E lembrem-se, “se você tiver medo das tempestades, nunca navegará pelos mares desconhecidos”.

[Deixe seu comentário]

Thanks for keep reading, guys!

Adriano Ferreira